Afinal, o que é confeitaria funcional?
- Confeito Verde Gastronomia Saudável
- 28 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de out. de 2020
CONCEITO | DICA | CONTEÚDO
Tenho certeza que você sabe o que é confeitaria não é? Podemos defini-la como a arte de fazer doces e decorá-los. Na confeitaria tradicional, o uso de ingredientes como a farinha (normalmente de trigo), o açúcar, ovos, leite e certas gorduras como a manteiga são essenciais para a preparação de bolos, tortas, massas e sobremesas. Quem não ama entrar em uma confeitaria e ver doces lindos e sentir o cheirinho de açúcar no ar? Aah! 🍰

Porém, quero trazer um conceito que talvez seja novo para você ( mas se você é estudioso da alimentação saudável já ouviu falar, com certeza!), é a Confeitaria funcional. O principal ponto da confeitaria funcional (e da gastronomia funcional) é agregar nas receitas ingredientes com propriedades que tragam algum benefício a saúde além de suas funções básicas (como fonte de energia por exemplo). A ideia é fazer seu corpo “funcionar” melhor de fato. Mas além de identificar os ingredientes corretos, é preciso ainda saber manipulá-los para que durante o processo de preparação as propriedades nutricionais do alimento sejam preservados e maximizados, garantindo efeitos fisiológicos e metabólicos no organismo.
Os compostos bioativos presentes nos alimentos funcionais são os verdadeiros responsáveis pela manutenção da saúde dos indivíduos, prevenção e tratamento de doenças, como: antioxidantes, fibras, minerais, vitaminas, gordura boas, prébióticos e probióticos.
Mas a confeitaria funcional não é só isso, afinal, quando provamos um doce esperamos que seja saboroso, por isso se dá muita importância ao sabor e a textura do alimento final. Infelizmente, por muito tempo a ideia de que comida saudável é ruim e sem graça prevaleceu e por este motivo muitas pessoas ainda hoje possuem este "pré conceito". No entanto, a mudança de pensamento da sociedade tem sido cada vez mais nítida, isso porque profissionais tem elevado o nível da confeitaria funcional, trazendo produtos com aparência idêntica aos produtos tradicionais, texturas gostosas e sabores deliciosos.
A confeitaria saudável busca versões de doces e receitas tradicionais - que muitas vezes nos trazem a memória boas lembranças - substituindo e incorporando ingredientes próprios que mantém as características semelhantes às originais. Esses produtos são muito consumidos em fase de reeducação alimentar, mudança no estilo de vida ou por alguma restrição, onde os produtos tradicionais precisam ser evitados. Para mim a confeitaria funcional é isso: a união entre saúde e o prazer de comer bem! 💚
Algo muito válido para ressaltar sobre a confeitaria funcional: ela é inclusiva e vem para agregar, e não para restringir!

Confeitaria funcional x Confeitaria fit
A principal diferença entre elas é que a confeitaria funcional tem o objetivo principal de beneficiar o organismo, enquanto a confeitaria fit é pensada para estética, já que utiliza ingredientes ricos em proteínas, focados em massa muscular, e com pouco açúcar e calorias, ajudando também no emagrecimento.
Existe diversos outros conceitos dentro dentro da alimentação, gastronomia e confeitaria, que irei trazer ao longo do tempo, como vegano, vegetariano, low carb, raw...
Aprenda quais ingredientes e alimentos são usados na confeitaria funcional. Sem glúten e sem lactose é funcional?
Gostou do conteúdo? Já conhecia este conceito? Comenta aqui em baixo. Com carinho ♥
Thaís
Comments