TIPOS DE OVOS: Você sabe diferenciar um ovo caipira e um ovo de granja?
- Confeito Verde Gastronomia Saudável
- 3 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
INGREDIENTES | CURIOSIDADES | CONCEITOS
Se você já conferiu o post sobre a diferença sobre cada tipo de ovo ( ainda não conferiu? veja aqui antes de continuar esse post TIPOS DE OVOS: qual a diferença entre eles? ) viu que é sempre melhor escolher os ovos caipiras, já que nesse tipo de criação as galinhas vivem literalmente uma vida caipira: livres, leves e soltas na roça!
Aí você ficou sabendo que o ovo caipira orgânico é o mais saudável do que o de granja. Então vai ao mercado, compra a bandeja de ovos com a casca mais marrom que encontrar e vai para casa feliz da vida, achando que está consumindo ovos da roça (que nunca minha amiga). Veja abaixo o que determina cada característica de um ovo:
A cor da casca

Deixa eu contar um segredinho, para o seu bem!: a cor da casca não tem a ver com a origem e não influencia no valor nutricional do ovo.
Esse conceito é muito forte no Rio Grande do Sul, devido o fato de que as galinhas brancas tendem a não se adaptar ao clima local para viverem soltas, por isso, o ovos orgânicos geralmente são marrons no Sul. Mas isso não significa que eles são exclusivamente orgânicos e os brancos não.
A cor da casca tem a ver unicamente com a espécie da galinha, portanto: galinhas com penas brancas põem ovos brancos e galinhas de penas marrons chocam ovos marrons (nas embalagens constam como vermelhos).
A cor da gema

Outro fator que muitas vezes nos faz achar que um ovo é mais nutritivo é a cor da gema. Você já deve ter visto ovos com gemas alaranjadas, amarelas e outras com um amarelo pálido. Fala-se que o ovo com a cor da gema mais forte é o mais saudável, e de certa forma é! Isso porque a coloração da gema é determinada unicamente pela alimentação da galinha. Os de coloração mais forte são de galinhas mais bem alimentadas, com variedade de nutrientes e maior concentração de xantofilas e Ômega-3 - nutrientes presentes em cereais e grãos, alimentos geralmente presentes em dietas de galinhas soltas. No entanto, isso não é regra, já que uma galinha confinada em granja pode receber uma alimentação melhor do que a criada solta, além de que pode-se adicionar aditivos na alimentação da galinha para que sua gema seja mais alaranjada.
Em resumo: não é possível saber qual a procedência do ovo pela sua aparência!
Como identificar?
Pela embalagem! Sim, nada mais do que a embalagem. Nela deve estar descrito qual o tipo do ovo e sua procedência. Normalmente os de granja não estão especificados (diz somente "ovo vermelho" ou "ovo branco"), já os ovos caipiras constam na rotulagem como "ovos caipiras". Na embalagem abaixo a marca frisou a criação consciente com a descrição "produzido por galinhas criadas livres".

Se for orgânico, deve ter o certificado de Produto Orgânico Brasil regularizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Outra forma de garantir um produto caipira e orgânico é adquirir diretamente com produtor e conhecer a forma de criação de suas galinhas, é bem provável que haja uma feirinha de produtores locais na sua cidade ali é uma ótima forma de conseguir!

Espero que tenha gostado desse post e que tenha aprendido algo novo!
Com muito carinho, Thaís
Comments