top of page
Taís Cliente (rótulos e logo).png

Bolinhas de aipim com queijo

  • Foto do escritor: Confeito Verde Gastronomia Saudável
    Confeito Verde Gastronomia Saudável
  • 29 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de out. de 2020

SEM GLÚTEN | SALGADO | FÁCIL


ree

Para esta receita é importante que o aipim cozido seja bem macio, deve ficar como um purê, para que a massa tenha liga e não fique seca. Caso você saiba que o aipim que você tem é mais duro para cozinhar, faça o processo do cozimento na panela de pressão.


É importante acertar o ponto da massa, não deixe ela muito grudenta nas mãos e nem seca demais. Se ficar muito seca adicione um pouquinho de água e se ficar muito grudenta adicione farinha ao poucos até chegar no ponto correto. Você pode substituir a farinha de arroz por farinha de aveia, farinha de grão de bico (lembrando que ela deixa gosto residual e um pouco amargo) ou farinha de mandioca (a mesma que usamos para empanar). Porém lembre-se que toda substituição altera o resultado final.


Abuse nos temperos! Como a massa tem sabor neutro, as ervas e especiarias darão um sabor completamente especial para o salgado. Para empanar você também pode usar fubá mimoso ou farinha de aveia.


O ponto certo no forno é quando ao pegar a bolinha a massa está firme e não moldável como antes, além de o queijo parmesão estar douradinho ao redor.


Você também pode congelar as bolinhas para ter uma opção rápida disponível. Para isso faça o seguinte: depois de empanar coloque-as uma do lado da outra em um prato ou bandeja, cubra com um plástico ou uma tampa e leve para o congelador. Depois de congeladas você pode transferir para um saco plástico limpo (isso irá poupar espaço no seu freezer). A validade no freezer é de três meses e para assar basta levar ao forno em uma forma untada, ainda congeladas por cerca de 35 a 40 minutos.



Bolinho de aipim com queijo


Ingredientes

1 xícara de aipim cozido e amassado (precisa ser beem macio, aquele seco não rola!)

1 gema

1/4 xícara de farinha de arroz integral

2 colheres (sopa) de fécula de batata ou polvilho doce

temperos a gosto, usei: sal, pimenta preta, açafrão da terra e ervas finas.

cubinhos de queijo (utilizei colonial)

Para empanar

1 ovo

50g queijo ralado parmesão

2 colher (sopa) de farinha de mandioca torrada


Instruções

1. Em uma bacia misture o aipim já amassado, a gema, as farinhas e os temperos até formar uma massinha modelável e que não grude nas mãos. Se ficar muito seca adicione um pouquinho de água e se ficar muito grudenta adicione farinha ao poucos até chegar no ponto certo.

2. Faça bolinhas pequenas, coloque um pedacinho de queijo no meio e enrole novamente.

3. Para empanar: em um prato bata um ovo e misture com um pouquinho de água.

4. Em outro prato misture o queijo ralado com a farinha de mandioca.

5. Passe as bolinhas no ovo e depois na farinha.

6. Coloque as bolinhas empanadas em uma forma untada com óleo e farinha, e leve ao forno pré aquecido a 200°C por cerca de 25 minutos.

7. Sirva ainda quente!



Se você curtiu a receita e fizer comenta aqui em baixo que vou amar receber seu feedback 😍

Abraços

Thaís


Comments


SIGA @CONFEITOVERDE NO INSTAGRAM

Oii, tudo bem? Eu sou a Thaís, criadora da Confeito Verde. Amante da confeitaria funcional, do estilo de vida saudável, empreendedora, fotógrafa para o blog, fascinada por programas de culinária, amante da natureza e de tudo que vem dela, apaixonada por livros de autoconhecimento, jovem casada e dona de casa, cristã e dependente de Deus. Quero compartilhar com você receitas, dicas de cozinha, ideias e conteúdo para te inspirar a buscar o melhor que existe em você e viver uma vida mais saudável sem neura!

Confeite-se ♥

173127612_2345192395612009_6518346295765
  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram

SIGA A CONFEITO VERDE NO FACEBOOK

ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL

PESQUISAR NO BLOG

_edited.png
E-BOOK: 25 Receitas
Saudáveis e Acessíveis
  • Preto Ícone Pinterest

© 2020 Confeito Verde Blog

com ♥ Thaís Kunzler Manfroi

bottom of page