Bolo de Fubá FÁCIL E SEM DEFEITOS
- Confeito Verde Gastronomia Saudável
- 23 de jun. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de out. de 2020
SEM GLÚTEN | SEM LACTOSE | DOCE | FÁCIL

Olllha o São Joãooooo sô!!!! Junho é mês de festa junina e para mim a parte mais divertida de tudo isso são as comidinhas típicas, eu amo! Já postei a receita de Paçoca Fit e hoje quero trazer outra que não pode faltar...
Sabe aquela receita que você é simplesmente apaixonado e que não abre mão de fazer de tempos em tempos? Este bolo é assim! (é tão bom que não dá para comer só no São João 😁) Além do sabor suave e textura fofinha, é muito prático pois suja apenas um liquidificador e uma forma de bolo (praticidade é tudo!). Confesso que nunca gostei muito de bolo de fubá mas depois que provei este mudei meu conceito.
É importante dizer que esta receita não é de minha autoria, mas de uma chef muito querida e competente que acompanho e sou aluna em um curso online, a chef Susan Martha, do blog Amor pela Comida. Procuro muitas inspirações que possam fazer meu trabalho crescer dentro do ramo da gastronomia e confeitaria, é a Susan é uma das pessoas com quem aprendi muito, além de não ser mais do que justo dar os créditos da receita para quem a criou, e assim poder compartilha-la com vocês para que possam aprender.
Fiz pequenas alterações na receita, como o tipo de aveia e a substituição do polvilho pelo amido de milho. Na finalização do bolo acrescentei coco ralado seco, que é opcional, caso não goste ou não tenha em casa podes ignorar.
O açúcar demerara influencia não só no sabor, mas traz para o bolo umidade e macies. Se quiseres pode substituir pelo açúcar de coco, no entanto, pode ser que permaneça o gosto residual de coco. Não testei com açúcar mascavo, acredito que a massa ficará um pouco mais pesada, além de mais escura (toda substituição altera o resultado final).
Você pode substituir o amido de milho pelo polvilho doce ou fécula de batata, o leite de coco por outro leite vegetal ou sem lactose, e o óleo de girassol pelo óleo de coco derretido se considerar mais saudável, mas é importante lhe avisar que na geladeira ele endurece e afeta a estrutura do bolo, já o óleo de girassol não altera a textura por ser uma gordura insaturada.
A chia é adicionada para agregar valor nutricional, aumenta principalmente o teor de fibras na preparação e não altera a estrutura do bolo, portanto, é opcional. A aveia considero como sem glúten, para que os celíacos possam consumir, no entanto, se você não tiver problema com alergia pode utilizar a farinha de aveia comum que é mais acessível. A canela e a pitada de sal são opcionais mas na minha opinião fazem toda diferença, o sabor é realçado e combina perfeitamente com o restante dos ingredientes, assim como o coco ralado no finalzinho da receita!
Agora uma dúvida que tenho certeza que irá surgir: a goma xantana é obrigatória? Sim! Quando fizeres a massa verá que ela é mais líquida, a goma é acrescentada para trazer liga e para que o bolo não esfarele. Ela possui um efeito gelatinoso muito forte, por isso utilize somente a quantidade indicada, se não poderá estragar a receita. É encontrada facilmente em lojas de produtos naturais em pacotinhos de 50g e 100g. Como é necessário somente uma pequena quantidade você terá por um bom tempo sem precisa comprar novamente.
Uma dica que acho válida lembrar é de cortar o bolo em fatias e congelar em um saco plástico. Assim, não será tentado a comer várias fatias por dia, temos que entender que mesmo sendo um produto funcional o exagero nunca bom, além de se tratar de um produto com açúcar. O equilíbrio sempre deve vir a frente, consuma uma ou duas fatias por dia. No congelador o bolo tem validade de três meses, enquanto que na geladeira sua durabilidade é de seis dias.
Na foto, o tamanho é de um bolo médio. Fiz a receita e assei em duas formas menores, por isso ficou mais baixinho, é só um jeito diferente de servir. Faça na forma que preferir, inclusive em forminhas de muffin. 😊

Bolo de Fubá FÁCIL E SEM DEFEITOS
Ingredientes
3 ovos grandes
1 xícara (240ml) de leite de coco (caso compre caixinha de 200ml adicione mais 40ml de água)
3/4 de xícara de óleo de girassol
1 xícara de açúcar demerara
1 xícara de fubá fino
1/2 xícara de farinha de aveia sem glúten
1/2 xícara de amido de milho
1 colher (chá) de canela em pó (opcional)
pitada de sal
1/2 colher (chá) de goma xantana
1 colher (sopa) de chia (opcional)
1 colher (sopa) de fermento químico
coco ralado seco sem açúcar para polvilhar (opcional)
Instruções
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma com um pouco de óleo e farinha de fubá. Se utilizar uma forma redonda, prefira com furo central, assim o calor se espalha melhor pela massa.
2. No liquidificador bata os líquidos (ovos, leite de coco, óleo de girassol e açúcar).
3. Em seguida adicione as farinhas, a canela e sal. Bata bem até formar uma massa lisinha, limpe sempre as laterais do liquidificador para misturar bem os ingredientes.
4. Acrescente a goma xantana e bata um pouquinho somente até misturar. Perceba que instantaneamente a massa fica muito mais incorporada e grossinha.
5. Por último junte a semente de chia e o fermento, misture à mão com uma espátula.
6. Transfira a massa para a forma já untada e finalize com coco ralado, no forno ele irá se misturar um pouco com a massa e ficará torradinho.
7. Leve ao forno já aquecido por cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito, quando espetar e sair limpinho, está pronto.
8. Deixe o bolo esfriar, solte as laterais com uma faca e transfira para uma bandeja. Finalize com mais um pouco de coco ralado e sirva!
Quero saber se o seu bolo ficou tão incrível quanto ele é! Me conta nos comentários?
Com carinho
Thaís ♥
Comments