top of page
Taís Cliente (rótulos e logo).png

Como fazer um Petit Gâteu perfeito! - versão saudável

  • Foto do escritor: Confeito Verde Gastronomia Saudável
    Confeito Verde Gastronomia Saudável
  • 23 de jul. de 2020
  • 5 min de leitura

Atualizado: 27 de out. de 2020

SEM GLÚTEN | DOCE | INVERNO | FÁCIL

ree

Continuando a série Receitinhas de Inverno, vamos para a sobremesa que mais combina com essa época: Petit Gâteau! Hmmmm, é simplesmente A PA I XO NAN TE ❤ Quentinho, uma camadinha de bolo por fora e suuper cremoso por dentro 😍 Aquela sensação de abrir o bolinho e na primeira colherada a calda aveludada escorrer pelo prato é irresistível! Ele tem fama de ser sofisticado, mas agora você poderá ter Petit Gâteau na sua casa.


Petit Gâteau é uma sobremesa de origem francesa que significa "bolo pequeno". Na França ele não é tão conhecido e apreciado quanto no Brasil, acredita? Nos anos 90 o chef francês Erik Jacquin trouxe esse doce para o Brasil para fazer parte do cardápio de seu restaurante, e foi um sucesso! Convenhamos que esse bolinho é a cara do brasileiro não é? Exagerado em chocolate, assim que a gente gosta! Inclusive, essa receita do blog é inspirada na receita original do chef Erik Jacquin, com a substituição adequada dos ingredientes para torná-la saudável.


O segredo do Petit Gateu perfeito:


A receita é muito simples, basta misturar os ingredientes em um bowl e distribuir nas forminhas, o segredo está no tempo e temperatura de forno. Fiz vários testes para chegar no ponto perfeito! É muito importante que a massa esteja gelada na hora de assar, e que o forno esteja bem quente. Leve a massa gelada para o forno pré-aquecido, isso permite que ela sofra um choque térmico e que a manteiga forme uma casquinha na massa que facilita acertar o ponto da sobremesa.


O Petit Gâteau nada mais é que um bolinho cru! Coloca-se uma temperatura alta, 250ºC (geralmente bolos são assados a 180ºC), para que asse rapidamente a parte externa e o centro ainda permaneça cru. O ponto correto é quando as bordinhas estão assadas e o meio permanece molinho quando toca com o dedo (o dedo não sai sujo, existe uma camadinha de bolo bem fina que já assou). Cada forno varia de potência e funções, para mim, em um forno elétrico convencional a 250ºC com o fogo inferior alto e o forno superior médio, o bolinho assou por 8 minutos. Como a massa não leva fermento e não tem perigo de solar ou abaixar, eu indico que você confira quando estiver 5 minutinhos no forno e depois a cada minuto para saber exatamente o tempo perfeito do seu forno!


Como assar e desenformar


Aconselho você a utilizar forminhas de inox ou alumínio, por serem resistentes ao toque e não correr o rico de amassar quando desenformar já que isso será feito com o doce ainda quente. O alumínio e o inox também distribuem o calor de forma mais uniforme, o que melhora o cozimento perfeito do nosso bolinho. Outro ponto importantíssimo para você não errar é assar os bolinhos em formas individuais, e não em bandejas de 6 ou 12 cupcakes pois devem ser desenformados de forma delicada, um a um, virando a forminha em um prato. Eles desenformam facilmente se untar certinho. É essencial que sejam servidos ainda quentes, enquanto o chocolate e a manteiga estejam derretidos.


Substituições

ree

O chocolate usado pode ser de qualquer teor de cacau, no entanto, para que seja mais saudável e proporcione os benefícios do cacau, utilize o 50% ou 70%. Mas a cima de tudo use um chocolate de qualidade! O sabor da sua sobremesa dependerá do sabor do chocolate.


A manteiga Ghee é uma excelente opção para quem é intolerante a lactose e a caseína, além de seus excelentes benefícios. Caso você não tenha nenhum tipo de intolerância e não tiver a Ghee em casa, pode utilizar a manteiga tradicional sem sal na mesma proporção.


A farinha de aveia pode ser substituída pela farinha de arroz caso tenha intolerância ao glúten e não encontre aveia isenta. Porém, já que essa receita tem ponto de cozimento mínimo e não irá cozinhar completamente, a farinha de arroz poderá deixar a textura um pouco arenosa no paladar.


Utilize açúcar demarara! É o meu conselho. Não substitua por mascavo ou adoçante, ambos possui características diferentes que não são próprias para essa receita. Outra opção é o açúcar de coco, não fiz testes, mas suas características se assemelham ao demerara, faça e me conte se deu certo 😉😊 .


Essa massa é deliciosa! Não se preocupe se errar o ponto, caso passe do tempo e cozinhe demais ao ponto de cozinhar o centro, ficará um bolinho maravilhoso que você poderá comer. Caso sobre bolinhos guarde-os em um pote fechado na geladeira. Para servir com o meio cremoso aqueça de 15 a 30 segundos no micro-ondas em potência média.


Dadas as devidas dicas, vamos para a receita!


ree

Ingredientes

300g de chocolate meio amargo 50%

250g de manteiga Ghee

5 ovos

5 gemas

170g de açúcar demerara

100g de farinha de aveia ( ou arroz)


Instruções

1. Unte com manteiga Ghee 18 forminhas de cupcakes individuais de inox ou alumínio.

2. Derreta o chocolate com a manteiga Ghee. Se fizer no micro-ondas pause de 1 em 1 minuto e mexa para evitar que o chocolate queime. Adicione também uma pitada de sal e uma colher de sopa de água. Reserve.

2. Em um bowl separado bata os ovos até aerar e espumar, em seguida junte as gemas e bata novamente. Você pode fazer esta etapa na batedeira ou um com um fouet / batedor de ovos.

3. Adicione o açúcar demerara, a farinha de aveia e mexa.

4. Por último incorpore a mistura do chocolate e da manteiga. Misture até ficar uma massa homogênea.

5. Distribua a massa nas forminhas já untadas, preencha até que falte um dedo para completar a forma. Depois leve para a geladeira por 40 minutos.

6. Faltando dez minutos para completar os quarenta de espera, ligue o forno à 250ºC para pré-aquecer.

7. Quando finalizar o tempo, coloque as forminhas individuais em uma forma maior e leve ao forno. Indico assar a receita em duas vezes, já que rende bastante bolinho. Asse somente a metade de uma vez, isso impede que a temperatura do forno diminua.

8. Agora fique atenta! Não faça mais nada, somente fique de olho no relógio porque é super rápido. Observe os bolinhos com 5 minutos e a cada minutos seguinte de mais conferida. Retire quando estiverem com as bordinhas do topo assadas e o meio molinho.

9. Logo após tirar do forno, ainda quente, desenforme. Pegue as forminhas com um pano para não se queimar, coloque um prato virado sobre ela e vire com delicadeza, o Petit Gâteau irá sair facilmente. Faço isso com todos, um a um.

10. Polvilhe cacau e se quiser coloque frutas ou algum acompanhamento ao lado. Sirva quente.


Tenho certeza que todo mundo vai ser apaixonar e pedir mais um! Me conta nos comentários como ficou seu Petit Gâteau! ♥


Abraços

Thaís


Commentaires


SIGA @CONFEITOVERDE NO INSTAGRAM

Oii, tudo bem? Eu sou a Thaís, criadora da Confeito Verde. Amante da confeitaria funcional, do estilo de vida saudável, empreendedora, fotógrafa para o blog, fascinada por programas de culinária, amante da natureza e de tudo que vem dela, apaixonada por livros de autoconhecimento, jovem casada e dona de casa, cristã e dependente de Deus. Quero compartilhar com você receitas, dicas de cozinha, ideias e conteúdo para te inspirar a buscar o melhor que existe em você e viver uma vida mais saudável sem neura!

Confeite-se ♥

173127612_2345192395612009_6518346295765
  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram

SIGA A CONFEITO VERDE NO FACEBOOK

ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL

PESQUISAR NO BLOG

_edited.png
E-BOOK: 25 Receitas
Saudáveis e Acessíveis
  • Preto Ícone Pinterest

© 2020 Confeito Verde Blog

com ♥ Thaís Kunzler Manfroi

bottom of page