top of page
Taís Cliente (rótulos e logo).png

Doce de Leite VEGANO

  • Foto do escritor: Confeito Verde Gastronomia Saudável
    Confeito Verde Gastronomia Saudável
  • 3 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 27 de out. de 2020

SEM GLÚTEN | SEM LACTOSE | VEGANO | DOCE

ree

Se tem um doce que todo mundo ama é doce de leite! É quase impossível não amar o gostinho de açúcar caramelizado e a textura cremosa. Combina perfeitamente com tortas, bolos, frutas, biscoitos e até com queijo, muito tradicional em Minas Gerais (quem mais ama combinação doce e salgada?)

O doce de leite é muito tradicional na América Latina e nada mais é que leite com açúcar cozido por um bom tempo. Os ingredientes são adicionados na panela e permanecem no fogo por horas sendo mexidos, até que grande parte dos líquidos do leite evapore e a mistura fique cremosa e de cor âmbar, devido a caramelização do açúcar. No entanto, o doce de leite tradicional não pode ser consumido por muitas pessoas devido a presença de lactose e caseína. Por isso existem muitas versões feitas com leite vegetal, como está que irei ensinar agora.


Existem várias maneiras de fazer o doce de leite vegano, irei passar para você a que considerado a mais fácil. Os leites vegetais mais comuns utilizados para essa receita são de castanha de Caju, de amêndoa e de coco (o leite de coco tem gosto residual, então se você não gosta muito do sabor de coco não vai gostar, os outros possuem sabor mais neutro). Estes leites contém boa quantidade de gorduras boas e por isso se assemelham ao leite animal, ajudando na textura do doce de leite. Leites de cereais como de arroz, aveia e soja não possuem essa característica, nunca testei ou vi receita com estes para afirmar que funcionam.

Você pode utilizar o leite comprado pronto ou fazer o seu, que é muito fácil e mais em conta. Eu sempre faço o leite de castanha de Caju e para isso deixo as castanhas de molho em água por 12 horas para que amoleçam, se não tiver este tempo, deixe-as em água fervente por três a quatro horas antes de preparar a receita.


Para adoçar pode-se usar o açúcar demerara, mascavo, de coco e até o cristal. Eu utilizo o demerara, pois o mascavo possui gosto forte e residual, o de coco também tem gosto residual e o cristal não utilizo em minha cozinha. O açúcar demerara tem um ponto excelente para caramelo e gosto neutro, então ao meu ver é a melhor opção para fazermos a receita mais parecida com a original.

Essa receita rende em torno de 480g. Se você preferir um doce menos espesso cozinhe em torno de 20 à 25 minutos, se quiser mais cremoso e consistente, para usar de recheio de bolo por exemplo, cozinhe por cerca de 35 à 40 minutos.


Eu gosto de utilizar a técnica de caramelo pois gosto do sabor e da cor que ele confere para o doce de leite. Porém, se você acha complicado, outro jeito de preparar é bater as castanhas, a água e o açúcar no liquidificador e depois cozinhar até chegar no ponto.


ree


Doce de Leite Vegano


Ingredientes

100g de castanhas de Caju (ou amêndoas)

1 e 1/2 xícaras de água

3/4 de xícara de açúcar demerara

pitada de sal

canela em pó e essência baunilha (a gosto e opcional)


Instruções

1. Deixe as castanhas de molho por 12h (ou siga as instruções a cima).

2. Tire a água das castanhas, coloque-as no liquidificador junto com a água limpa (1,5 xícara) e bata até ficar completamente homogêneo (veja que fica como um leite). Coe este leite para ter certeza que não contém nenhum pedaço de castanha e reserve. 3. Em uma panela derreta o açúcar em fogo brando (preste atenção para não queimar. Se queimar lave a panela e faça novamente, se não seu doce ficará com gosto de queimado).

4. Quando o açúcar estiver derretido adicione o leite (irá subir um vapor quente, cuidado para não se machucar). O açúcar irá endurecer e cristalizar.

5. Aumente o fogo e mexa. O açúcar irá derreter novamente e conforme mexe e cozinha o leite irá começar a engrossar. A água irá evaporar e o leite ficará cremoso. Quando o fundo aparecer e formar "caminho" já está pronto, porém, se quiser mais consistente cozinhe por mais cinco a dez minutos.

6. Por último adicione o sal, a canela e a essência de baunilha.

7. Cubra com um plástico em contato para não criar película e deixe esfriar.


Validade e armazenamento: 7 dias refrigerado em um pote fechado.


Eu gostaria muito que você testasse esta receita, tenho certeza que irá amar!

Beijos

Thaís


Comments


SIGA @CONFEITOVERDE NO INSTAGRAM

Oii, tudo bem? Eu sou a Thaís, criadora da Confeito Verde. Amante da confeitaria funcional, do estilo de vida saudável, empreendedora, fotógrafa para o blog, fascinada por programas de culinária, amante da natureza e de tudo que vem dela, apaixonada por livros de autoconhecimento, jovem casada e dona de casa, cristã e dependente de Deus. Quero compartilhar com você receitas, dicas de cozinha, ideias e conteúdo para te inspirar a buscar o melhor que existe em você e viver uma vida mais saudável sem neura!

Confeite-se ♥

173127612_2345192395612009_6518346295765
  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram

SIGA A CONFEITO VERDE NO FACEBOOK

ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL

PESQUISAR NO BLOG

_edited.png
E-BOOK: 25 Receitas
Saudáveis e Acessíveis
  • Preto Ícone Pinterest

© 2020 Confeito Verde Blog

com ♥ Thaís Kunzler Manfroi

bottom of page