Iogurte GREGO caseiro - apenas 2 ingredientes
- Confeito Verde Gastronomia Saudável
- 5 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
VERSÃO CASEIRA | INGREDIENTE | FUNCIONAL
Iogurte é uma paixão para mim! Ele simplesmente combina com todas as horas do dia, muito prático, leve, cai bem em dias muito quentes, completa uma fruta com cereal, ajuda o intestino e traz uma sensação muito boa de frescor 🤍

Iogurte é visto como sinônimo de saúde (e realmente é!), mas infelizmente no mercado é difícil encontrar opções naturais, que sejam livres de aditivos industriais como conservantes, corantes e aromatizantes. Para um iogurte sem considerado natural deve ter apenas dois ingredientes: Leite + fermentos lácteos (algumas marcas trazer leite + leite em pó + fermentos lácteos). Esse é o iogurte integral, daquele potinho de 170g, branco e com sabor bem azedinho! Eu confesso para você: eles não são gostos para consumir puro 😥 daí, muitos optam por iogurtes já adoçados e saborizados, o problema é que esses geralmente são constituído por xaropes e os outros produtos citados anteriormente.
O que muitos não sabem é que de forma bem simples é possível produzir iogurte em casa. Fazendo um potinho de 170g de iogurte render até 1 litro! E é isso que vou te ensinar hoje.
A pouco tempo, surgiu a ''onda'' do iogurte grego, que é um iogurte com as mesmas propriedades do natural (tendo uma pequena diferença entre gorduras, proteínas, carboidratos e calorias), porém, com mais cremosidade e menos acidez. O que faz ele ser assim, é simplesmente a retirada do soro do iogurte. Em um processo de peneira e coação o iogurte descansa e todo o soro presente decanta, fazendo com que fique menos líquido e mais firme. O iogurte grego é muito consumido com caldas e geleias, devido sua textura cremosa.
O processo de transformar o iogurte natural em grego é muito simples, vai exigir um pouco de paciência pelo tempo que precisa descansar, mas não é nada difícil fazer!

Como fazer iogurte grego
1. Em uma panela aqueça 1 litro de leite integral ou desnatado até amornar. Não deixe ferver. A temperatura ideal é quando você conseguir suportar seu dedo por 10 segundos no leite morno sem que doa, se doer, deixe esfriar um pouco, ou misture um pouco de leite frio para estabilizar a temperatura. Em um termômetro a temperatura deve medir entre 40-45ºC.
2. Adicione um potinho de 170g de iogurte natural no leite e mexa até que dissolva completamente.
3. Coloque essa mistura em um pote que contenha tampa que vede bem, enrole o pote em um pano grosso e guarde dentro de um forno (desligado) ou ambiente quentinho e abafado. Deixe descansar e fermentar. Nesse processo as bactérias do iogurte irão se alimentar da lactose do leite (açúcar) e liberar ácido lático. Daí, o gosto azedinho característico e a consistência típica do produto.
-Passadas dez horas você terá um iogurte natural, se quiser parar o processo aqui tudo bem! No entanto, para ter um iogurte grego, mais consistente, prossiga...:
4. Em uma bacia um pouco funda coloque um escorredor de macarrão (ou peneira grande) - importante que o escorredor caiba completamente dentro da bacia -, cubra o escorredor com um pano de prato limpo. Depois despeje o iogurte sobre o pano de prato. Isso fará com que o iogurte descanse e o soro desça, passe pelos furos do pano e do escorredor, e elimine grande parte de líquidos. Cubra com um plástico ou o pano para não cair sujeira. Deixe descansar por 8 horas na geladeira.
5. Finalizado tempo de descanso, note que o fundo da bacia ficou cheia de líquido (soro do leite) e o iogurte bem mais grosso. Retire o iogurte com uma colher e guarde em um pote de vidro. E está pronto!
Perceba que além da textura, o azedo do iogurte diminui sem soro, podendo até ser consumido puro, sem adoçantes. Mas se preferir, adoce a seu gosto, com: açúcar mascavo, demerara, mel, adoçante...
Armazene por até 7 dias na geladeira.
Gostou? Aprendeu algo novo nesse post?
Conte nos comentários e compartilhe comigo nas redes sociais 💚
Com amor
Thaís
Comments