Sem Glúten e sem Lactose é funcional?
- Confeito Verde Gastronomia Saudável
- 28 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de jan. de 2021
CONCEITO | DICA | CONTEÚDO
Há muita dúvida sobre este assunto, e sei que é por isso que está aqui, e eu quero ser bem pontual com você sobre este tema, a resposta é: NÃO, uma receita sem glúten e sem lactose não faz dela funcional ou saudável!

Há um grande equívoco quanto a isso, este é um conceito errado. Nem todo produto que é sem glúten e sem lactose é funcional, porque o que torna uma receita funcional é a presença de propriedades benéficas e não a ausência de glúten ou lactose.
Quero deixar alguns exemplos para você compreender melhor. Um bolo pode ser feito por farinha de arroz branca, amido de milho, polvilho, açúcar e óleo refinado, isso o torna sem glúten, porém, possui uma carga glicêmica alta, muitas calorias e é pobre em nutrientes por conter somente ingredientes refinados. Outro exemplo seria um pastel frito por imersão, pode ser feito sem leite e com a mesma composição de farinhas citada no bolo, o que o faz ser sem glúten e sem lactose, no entanto, continua sendo refinado e um tipo de fritura.

Por outro lado, é possível fazer uma torta salgada utilizando farinha de trigo integral ou aveia, derivados de leite como queijo ou iogurte, e outros ingredientes adicionais como grãos e temperos funcionais, e esta ser uma receita saudável. Outra comparação importante de citar é sobre a aveia, muitos não a consomem pois no Brasil a maior parte dela contém glúten por contaminação, porém é um alimento riquíssimo em fibras e funcional que deveria ser incluído na alimentação diária de qualquer pessoa que não seja celíaco. Por isso, é muito importante conhecer os ingredientes que você utiliza para saber se esses se encaixam como funcionais! 😉
A indústria utiliza muito da estratégia de marketing para rotular produtos como sem glúten e sem lactose para persuadir o consumidor de que é algo saudável, como pipocas doces, misturas para pão de queijo, biscoitos de polvilho, farofa temperada. No entanto, muitas pessoas não sabem que estes alimentos são naturalmente sem glúten e lactose, pois a matéria prima (mandioca, milho) não contém nenhum destes elementos e acabam crendo ser algo saudável, e muitas vezes são produtos com alto índice glicêmico e aditivos industriais (como temperos artificiais e conservantes).
- "Mas Thaís, então por que se fala tanto sobre glúten e lactose na alimentação saudável?"
Tudo isso que escrevi até aqui não justificou o fato de a confeitaria funcional trabalhar muito com receitas glúten e lactose free não é mesmo? Inclusive, a maioria das minhas receitas postadas aqui são nesta linha.
São dois principais motivos: (1) a quantidade de pessoas com algum tipo de intolerância tem crescido muito, e a confeitaria funcional abraça essas restrições e inclui essas pessoas na alimentação saudável, além disso, (2) diversos estudos comprovam que o excesso de glúten e lactose na alimentação de pessoas normais (sem intolerância) causa irritação no sistema digestivo, o que leva a diversas disfunções na saúde, principalmente relacionadas ao sistema nervoso. Importante: isso não torna o glúten e a lactose vilões, não é necessários eliminá-los completamente da alimentação, mas é notável que o consumo de alimentos com essas substâncias tem crescido, o que explica, em partes, o aumento dos diagnósticos de intolerâncias, inclusive, em crianças.
Concluímos o seguinte: somente a ausência de glúten e lactose não torna uma receita funcional, mas sim a presença de alimentos funcionais, no entanto, muitas receitas são livres destes elementos para incluir pessoas intolerantes e diminuir o consumo dos mesmos na dieta. 😊
Consegui esclarecer sua dúvida? Comente aqui em baixo
Abraços
Thaís
コメント