top of page
Taís Cliente (rótulos e logo).png

Molho de tomate caseiro PRÁTICO

  • Foto do escritor: Confeito Verde Gastronomia Saudável
    Confeito Verde Gastronomia Saudável
  • 19 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 27 de out. de 2020

NATURAL | BASE | SALGADO


ree

Um bom molho de tomate é indispensável para incrementar diversas preparações, como um macarrão, uma lasanha ou uma bela pizza. Consideramos um excelente molho de tomate quando ele é incorporado, com sabor intenso de tomate e frescor dos temperos, como manjericão, cor avermelhada e aroma impecável, sem dúvidas faz toda diferença na refeição final!


Existem diversas maneiras de preparar (inclusive pode-se fazer assado, que fica incrível, se quiser a receita deixe nos comentários 😊), mas neste post quero trazer uma alternativa prática e rápida, para o dia a dia da dona de casa que trabalha, cuida dos filhos e quer uma alimentação natural, porém muitas vezes não tem muito tempo para cozinhar. Pode-se fazer no meio da semana e deixar congelado em porções para os próximos dias. Esta receita é inspirada na super chef Paola Carosella.


Devido a rotina corrida muitos acabam optando por molhos e extratos de tomate industrializados. Apesar de prático, não é uma alternativa saudável pois costumam ter uma grande quantidade de açúcar e sal. Para se ter uma ideia, uma colher de sopa do molho pronto possui em média 127mg de sódio, assim um pacote de 320g contém 2,36g de sódio, sendo que o recomendado pela OMS é 2g por dia! Enquanto isso, a mesma quantidade de molho caseiro possui cerca de 5mg de sódio, ou seja, 25 vezes menos que o industrializado. Além disso, aquele que você compra no mercado possui amido modificado em sua composição e realçador de sabor glutamato monossódico, substância que está associada ao câncer e à disfunções do sistema nervoso central, como dores de cabeça e enxaquecas, palpitações e hiperatividade em crianças. Por isso evite ao máximo este tipo de produto e prefira oferecer algo realmente saudável!

Tire um tempinho da semana para preparar uma quantidade maior, divida em porções menores em potinhos e congele no freezer. Quando precisar, apenas retire minutos antes de acrescentar às preparações ou adicione mesmo congelado que o calor será o suficiente para derreter o molho.


Utilize tomates bem maduros, quando estiverem completamente vermelhos, assim o molho terá muito mais sabor. Se você comprar tomates de mercado é interessante que retire a casca, para eliminar uma parte dos agrotóxicos presentes. Se tiver acesso ao orgânico é muito melhor, o único cuidado necessário é lavar bem com água corrente e deixar em solução com água e água sanitária para eliminar sujeiras ou bactérias que podem estar presentes. Em relação ao tipo de tomate é de livre escolha, para molho geralmente prefere-se o italiano, porém, se não encontrar faça com o que tiver disponível.


O manjericão é opcional mas ele traz um sabor especial e na minha opinião, é indispensável para a receita. Se tiver outros temperos que costuma usar adicione também, pimenta e alecrim combinam muito bem!


No final do cozimento o molho terá pedaços de cebola e tomate, sei que muitos não gostam desta textura, ou dependendo da receita, é melhor que o molho seja liso. Para isso, basta bater o molho no liquidificador junto com um pouco mais de água. Cuidado para não processar quente com a tampa completamente fechada, é muito perigoso pois a tampa pode abrir com o vapor e você se machucar, espere esfriar ou deixe a tampinha pequena aberta.

ree

Molho de tomate caseiro PRÁTICO


Ingredientes

Para 750ml de molho

6 tomates grandes maduros

1 cebola média

2 dentes de alho

1 xícara de água

manjericão fresco

sal a gosto (utilizo sal marinho)


Instruções

1. Leve para a panela com um pouco de azeite de oliva a cebola picada e uma pitada de sal, espere dourar.

2. Em seguida adicione o alho picadinho e doure mais um pouco.

3. Acrescente os tomates e o manjericão fresco (opcional, mas faz toda diferença!😉), sal e a água.

4. Deixe ferver por cerca de 10 a 15 minutos com a tampa da panela entreaberta, ou até o molho atingir uma cor avermelhada e intensa. Assim os sabores de todos ingredientes irão ficar mais intensos.

5. Ajuste o sal conforme o seu gosto e está pronto!

6. Se preferir o molho liso e sem pedaços bata no liquidificador.


E você, costuma usar molhos prontos? Teste este molho caseiro e tenho certeza que nunca mais irá comprar o industrializado!

Com carinho ❤

Thaís


Comments


SIGA @CONFEITOVERDE NO INSTAGRAM

Oii, tudo bem? Eu sou a Thaís, criadora da Confeito Verde. Amante da confeitaria funcional, do estilo de vida saudável, empreendedora, fotógrafa para o blog, fascinada por programas de culinária, amante da natureza e de tudo que vem dela, apaixonada por livros de autoconhecimento, jovem casada e dona de casa, cristã e dependente de Deus. Quero compartilhar com você receitas, dicas de cozinha, ideias e conteúdo para te inspirar a buscar o melhor que existe em você e viver uma vida mais saudável sem neura!

Confeite-se ♥

173127612_2345192395612009_6518346295765
  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram

SIGA A CONFEITO VERDE NO FACEBOOK

ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL

PESQUISAR NO BLOG

_edited.png
E-BOOK: 25 Receitas
Saudáveis e Acessíveis
  • Preto Ícone Pinterest

© 2020 Confeito Verde Blog

com ♥ Thaís Kunzler Manfroi

bottom of page