Muffin de Chocolate
- Confeito Verde Gastronomia Saudável
- 5 de mai. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de out. de 2020
SEM GLÚTEN | SEM LACTOSE | DOCE

Quem nunca comeu um bolo de chocolate que marcou sua vida? Sempre tem uma receita especial que te faz lembrar. Aquele bolinho suuper úmido e fofinho, que nem dá para pegar na mão, precisa comer de garfo, com a cobertura brilhante escorrendo... Hmmm! A memória que eu tenho é o bolo da minha mãe, aqui a gente chama de Nega Maluca, e ela sempre acertava em cheio.
Decidi fazer uma releitura desse bolo adaptando para a confeitaria funcional, porém na versão muffin. Esse tipo de bolo costuma ficar assim úmido por dois fatores: a quantidade de açúcar e a utilização de óleo na massa. Estes dois ingredientes são responsáveis pela umidade nas receitas, e por esse motivo é necessário mantê-los para atingir a textura mais semelhante possível da original (esta é a intenção nessa receita). Eu testei a substituição do óleo por manteiga ghee e não funcionou, o bolo fica muito mais pesado e denso, porque a manteiga pesa na massa e não permite que o bolo cresça tanto. Então neste caso, a substituição não funciona, mas você pode utilizar óleo de coco derretido. A receita original leva duas xícaras de açúcar (400g), eu diminui para uma xícara e meia (300g), se reduzir mais a quantidade de açúcar o resultado não ficará tão parecido. O açúcar demerara é o mais apropriado para essa receita pois seu gosto é neutro e sua textura é igual ao cristal, o açúcar mascavo é mais úmido e pode deixar a massa mais pesada.
Vinagre + leite de coco = leitelho. Você já ouvir falar? O nome original é Buttermilk (origem dos EUA), mas no Brasil chamamos leitelho, que é um leite coalhado. Esse detalhe nos bolos faz com que a receita fique mais fofa do que se for utilizado somente o leite puro. Basta misturar o leite e o vinagre e esperar uns minutinhos para coalhar. Outro detalhe importante nesta receita é a combinação vinagre + bicarbonato de sódio. O bicarbonato adicionado a um elemento ácido na receita age como fermento e deixa os bolos muito fofos, além disso, o bicarbonato intensifica a cor da preparação, assim teremos um bolo de chocolate mais escurinho, pois o bicarbonato intensificará a cor do cacau. Por esses motivos utilizei uma colher de sobremesa de fermento químico e uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio na receita.
O processo de bater os ovos com o açúcar faz com que a massa fique mais aerada e leve, consequentemente fica mais fofa. É importante também que a água esteja quente para derreter os cristais de açúcar e dissolver o cacau, então não esqueça de aquecê-la!
O ponto da massa crua é bem líquida, não estranhe, é assim mesmo! Para o bolo crescer sem solar é de extrema importância que seu forno esteja pré aquecido a 180ºC, então faça isso antes de começar a receita. Esse bolo fica super macio! Você pode assar em uma única forma se preferir, ao invés de forminhas individuais, no entanto o faça em uma forma quadrada de tamanho médio à grande pois a massa cresce bastante no forno, ou em uma forma redonda de furo central, isso permite que o calor passe pelo meio da massa e asse de maneira mais uniforme (receitas sem glúten precisam de cuidados especiais, evite assar em formas que deixam a massa muito alta, pode ser que não asse uniformemente e fique cru no centro).
Todos estes detalhes fazem com que o resultado do seu bolo fique perfeito, então siga-os direitinho e terá um bolo maravilhoso! Combinado?

Muffin de Chocolate
Ingredientes
Massa
2 ovos
1,5 xícara de açúcar demerara
3/4 xícara de leite de coco
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
1/2 xícara de óleo de girassol (ou óleo de coco derretido)
1 xícara de farinha de arroz (uso a integral)
3/4 xícara de cacau em pó (uso 100% natural)
1/4 xícara de polvilho doce
1/4 xícara de amido de milho
1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio
1/2 xícara de água quente
1 colher (sobremesa) de fermento químico
Cobertura:
1 xícara de chocolate picado 50% (ou chocolate 70%)
1/2 xícara de leite coco (ou outro leite vegetal, pode ser de vaca se não tiver intolerância a lactose)
Instruções 1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
2. Misture o leite de coco com o vinagre de maçã para fazer o leitelho.
3. Bata os ovos com o açúcar na batedeira até aerar e ficar com uma cor clarinha;
4. Adicione na batedeira o leitelho e o óleo, bata até misturar.
5. Acrescente as farinhas (é importante peneirá-las), o cacau (peneire também) e o bicarbonato, e bata novamente até homogeneizar;
6. Adicione a água quente e bata mais um pouquinho. Por último acrescente e misture à mão o fermento. A massa fica bem rasa, é assim mesmo.
7. Coloque nas forminhas de cupcake, encha até 3/4 da forminha, e leve ao forno pré aquecido por cerca de 20 minutos. Se você assar em forma grande precisará de 45 à 50 minutos no forno (espere esfriar para desenformar).
8. Cobertura: derreta o chocolate com o leite de coco no microondas de 30 em 30 segundos (ou banho maria). Mexa e adicione no bolo, enfeite como desejar!
Rendimento: 15 muffins
Armazenamento: 7 dias em temperatura ambiente em recipiente fechado, ou, você pode congelar por 2 meses, é uma ótima dica para ter um lanchinho sempre a mão, retire do freezer uns minutos antes ou descongele no micro-ondas.
Não esqueça de comentar e dizer se aprovou ♥
Com carinho
Thaís
Comments