Tudo sobre BIOMASSA DE BANANA VERDE
- Confeito Verde Gastronomia Saudável
- 29 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de out. de 2020
CONCEITO | RECEITA | CONTEÚDO
A biomassa de banana verde é um substrato da banana verde cozida e processada. Caracteriza-se por um creme consistente e aveludado, de cor, odor e sabor neutros. Existem três tipos de biomassa, a que é feita somente da polpa da banana, outra é produzida da casca e o outro tipo com todas as partes da banana, esta chamada de integral, que utiliza a casca e a polpa. No entanto, a mais utilizada (e a que eu uso nas minhas receitas) é a de polpa.

Propriedades funcionais
Considerada um alimento funcional, do tipo prébiotico, possui propriedades importantes para a saúde. A banana ainda verde possui maior quantidade de vitaminas, sais minerais, flavonóides, altas concentrações de amido resistente e apenas 2% de açúcares, contém poucas calorias e baixo índice glicêmico. Rica em vitaminas e vitaminas do complexo B.
- Amido Resistente: é o que a torna realmente especial! O amido resistente é um tipo de fibra alimentar extremamente benéfica para o nosso corpo e que atua principalmente no intestino grosso. Não é absorvido e digerido pelo estômago e intestino delgado, então passa para o intestino grosso intacto, onde é fermentado e utilizado como substrato pela microbiota intestinal. Sendo um prébiotico, alimenta micro-organismos desejáveis no intestino (como bactérias e vírus), desta forma promove o aumento da microbiota saudável e protege de bactérias patogênicas, melhorando o sistema imunológico e gerando gases e ácidos orgânicos que regularizam o trânsito intestinal, evitando constipação, e agem como agentes protetores de doenças como diarreia, inflamação e câncer de cólon.
Também favorece dietas de emagrecimento e controle de peso, por ser uma fibra e um alimento com baixas calorias, o que retarda o esvaziamento gástrico gerando saciedade prolongada e auxiliando na redução de gordura corporal, além de atrasar a absorção do açúcar, evitando picos de glicemia no sangue. A sua digestão lenta também está associada ao controle do diabetes tipo 2.
- Triptofano e Vitamina B6: Já existem estudos associando a banana verde a um preventivo à depressão, devido a presença de vitamina B6 e Triptofano em sua composição, que são substâncias essenciais para a produção de serotonina, que é conhecida como o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.
- Sais minerais: principalmente fósforo, magnésio e potássio.

Como fazer a Biomassa
1. Lave as bananas com esponja e sabão. Enxague bem.
2. Coloque as bananas em uma panela de pressão e cubra com água quente. Encha a panela no máximo até a metade (por segurança) e feche a panela;
4. Leve ao fogo e fique atento, quando a panela começar a pegar pressão conte 8 minutos.
5. Depois de 8 minutos desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente (sem levantar o pino ou abrir em baixo da água), neste tempo as bananas continuam cozinhando.
6. Sem mais pressão, abra a panela e retire as bananas da água com um pegador de macarrão ou pinça (cuidado para não se queimar!). Note que a casca já está aberta na lateral e escura, e a banana está cozida.
7. Separe a polpa ainda quente e coloque no liquidificador com um pouco de água fria. Comece a bater e adicione água conforme for necessário. Ajude com uma espátula e retirar os resíduos das laterais e bata até formar um creme completamente liso. A consistência varia conforme a sua preferência ou da necessidade da receita em que a biomassa será utilizada, ajuste a cremosidade com a quantidade de água. Não bata muita quantidade por vez, ¼ do copo do liquidificador é uma boa quantidade, assim você não corre perigo de forçar e queimar seu aparelho.
8. Guarde a biomassa em potinhos individuais caso não for utilizá-la imediatamente e congele.
9. Para descongelar: retire a biomassa do freezer somente na hora que for utilizá-la. Coloque em uma panela com um pouco de água e leve ao fogo para esquentar, ela começará a derreter. Mexa constantemente e adicione água aos poucos sempre que precisar, até voltar a consistência de creme. Utilize em seguida!
Como utilizar a biomassa Não é possível consumir a biomassa de forma pura, apesar de ter sabor neutro, não é apetitosa por si só. Conseguimos adicioná-la em receitas dando assim o sabor que preferirmos. Sua cor também é neutra e por isso não atrapalha no resultado da preparação. Algumas funções e maneira de agregá-la às receitas: - Ajuda a dar liga, macies e umidade em massas, pães e bolos. Mas em excesso pode pesar; - Espessante para cremes, molhos e caldos. Pode ser adicionada no caldo do feijão por exemplo; - Serve como base para substituição de creme de leite e leite condensado como em sobremesas de cremes, mousses e brigadeiro; - Pode ser adicionada em batidas e milkshakes; - Utilizada em receitas doces e salgadas; - Agregar alto valor nutricional!
A banana verde também está disponível no mercado em forma de farinha, porém seu valor é muito superior e seu uso é completamente diferente!
A biomassa não é incrível? Comente aqui se já a conhecia ou não!
Abraços
Thaís ♥
Comentarios